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CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 

DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009. 

DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. 

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. 

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. 

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

LEI No 10.793, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2003. 

LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. 

LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. 

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 

(NOVA LEI) LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017

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Com todos estes conteúdos:

Legislação :

Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, (artigos 5º, 6º, 205 a 214).

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e atualizações.

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e atualizações. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Casa Civil. (Artigos 1º a 6º; 15 a 18-B e 53 a 59)

Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica

Resolução CNE/CEB nº 03/10 – Define Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais

Resolução CNE/CEB nº 07/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental

Resolução CNE/CEB nº 03/98 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar

Resolução CNE/CEB nº 02/12 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental

Educação Inclusiva- Histórico, Legislações, Decretos e Documentos importantes
Lei Federal nº 10.793, de 01/12/03 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional –

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira – LEI Nº 11.114, DE 16 DE MAIO DE 2005. Altera os arts. 6 o, 30, 32 e 87 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade

LEI Nº 11.274, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2006  Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade

LEI No 10.793, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2003 . Altera a redação do art. 26, § 3 o, e do art. 92 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, e dá outras providências –

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências

-Legislações Resumidas Educação Infantil – I
-Legislações Educação Infantil (Resolução de Questões) Orientações Curriculares Educação Étnico- Racial Simulado de Legislação

 

BIBLIOGRAFIA 

 

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais:  Ciências Naturais.  Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL.  Secretaria do Ensino Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais:  Educação Física.  Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.volumes 1, 2 e 3.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa; Paz e Terra; 2009.

HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

IMBERNÓN, F. A educação no século XXI. Os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo, Cortez, 2003.

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LA TAILE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

Inês B OLIVEIRA O conhecimento na era dos transtornos: Limites e Possibilidades

Miguel González Arroyo Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública.

Philippe Perrenoud Ensinar : Agir na urgência, decidir na incerteza.

Fernando Hernández Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho

César Coll Psicologia da Educação Virtual VERIFICAR VIMEO

Pierre Lévy Cibercultura -Marta Kohl de Oliveira. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem

Tognetta, Luciene Regina Paulino/ Vinha, Telma Pileggi Quando a Escola É Democrática: um Olhar Sobre a Prática das Regras e Assembleias na Escola

Andy Hargreaves – O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança.

Monica Gather Thurler – Inovar no Interior da Escola

Philippe Perrenoud O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomada de consciência

Miguel G Arroyo Imagens Quebradas

Manuela Carneiro da Cunha O futuro da questão indígena.

Jussara Hoffmann. Avaliar – respeitar primeiro, educar depois.

Alicia Bonamino Três gerações de avaliação da educação básica no. Brasil: interfaces com o currículo da/na escola.

OLIVEIRA, Romualdo. Avaliações externas podem auxiliar o trabalho pedagógico da escola?

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada -Luiz Carlos de Freitas – Seriação e. Avaliação: Confrontos de Lógicas

Colomer, Teresa; Camps, Anna –Ensinar a ler, ensinar a compreender

Delia Lerner Ler e Escrever na Escola – o Real, o Possível e o Necessário

COLL, César S. AAprendizagem escolar e Construção do Conhecimento

ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currículo escolar

Leôncio Soares , Maria Amélia Giovanetti , Nilma Lino Gomes Diálogos na educação de jovens e adultos

Educação de Jovens e Adultos segundo Autores GOMES Nilma, SOUZA João, COELHO Ana, LEITE Lucia, GILVANETTI Maria, SOARES Leôncio, FONSECA Maria

Pimenta Selma Garrido / Ghedin ,Evandro. Cortez.  Professor Reflexivo no Brasil  Gênese e Crítica de um Conceito

José Gimeno Sacristán Saberes e Incertezas Sobre o Currículo

Marília Pinto de Carvalho O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça

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